O que é o Coletivo Cássia

O Coletivo Cássia é um grupo interseccional de mulheres que amam mulheres. Queremos promover representatividade, visibilidade, saúde e direitos, criando espaços de voz e acolhimento para mulheres lésbicas e bissexuais.

Por que existimos?

A causa LGBTI+ alcançou grandes conquistas nos últimos anos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.
Mulheres lésbicas e bissexuais enfrentam violência diversa e diária, dentro e fora de casa. A crença de que podemos e precisamos ser "corrigidas" encoraja abusos físicos e emocionais. Como consequência, o lesbocídio aumentou 237% desde 2016 no Brasil. E a situação é ainda mais grave quando se trata de mulheres trans, algumas delas também lésbicas e bissexuais, e por isso continuamos sendo o país que mais mata essas mulheres no mundo.
O Coletivo Cássia nasceu para resistir a essa opressão, além de tentar acolher e unir as mulheres que sofrem com ela. Começamos pela visibilidade, uma vez que a marginalização nos distancia da proteção e do radar de políticas públicas que olhem pros nossos problemas. Também buscamos aumentar nossa visibilidade dentro do próprio movimento LGBTI+, onde ainda há um forte protagonismo masculino.

História

O Cássia surgiu no Dia da Visibilidade Lésbica de 2017, a partir da necessidade de visibilizar estas mulheres a data. Eventos simultâneos na OAB-PR e no Grupo Dignidade aproximaram as primeiras integrantes do Cássia e foram bastante significativos para as mulheres lésbicas e bissexuais de Curitiba.
Ficou muito clara a necessidade de representatividade de mulheres lésbicas e bissexuais naquele momento e mais mulheres se juntaram ao grupo. Foram criados, então, o Dedos de Conversa, evento que acontece mensalmente com o objetivo de acolher mulheres lésbicas e bissexuais e debater nossas vivências, e o Ideias e Ideais, que traz mulheres lésbicas e bissexuais de destaque nas suas carreiras para compartilhar suas experiências como profissionais, empreendedoras ou suas trajetórias de vida.
Foi no primeiro Ideias e Ideias que o grupo oficialmente foi batizado Coletivo Cássia por uma votação das mulheres presentes no evento. Nesse dia, outras mulheres se juntaram ao coletivo e reuniões mais frequentes passaram a acontecer, com o objetivo principal de criar oportunidades para promover a representatividade e a visibilidade para mulheres lésbicas e bissexuais.
O Mês da Visibilidade Lésbica de 2018 foi um dos ápices de expansão do grupo. A programação foi intensa. Tivemos momentos de acolhimento, representatividade e militância, realizamos workshops e oficinas formativas em várias áreas, além de festas e confraternizações. Toda a programação foi pensada e planejada contemplando também ações de outros movimentos da cidade. A partir daí, consolidamos parcerias importantes, principalmente com a OAB-PR, e tivemos um retorno excelente da movimentação que causamos.

Propósito

Lutar pela vida das mulheres lésbicas e bissexuais, por meio de ambientes de acolhimento, fortalecimento e visibilidade.

Visão

Ser referência em acolhimento e transformação social para mulheres que amam mulheres no Brasil.

Valores

Igualdade, respeito, compaixão, empatia e amor.

Compromisso ODS

O Coletivo Cássia tem compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.