Procuramos criar espaços em que possamos nos compreender, nos acolher, nos proteger, nos encorajar e nos amar, pois acreditamos que está na força que encontramos umas nas outras o espaço para a transformação.

REDES SOCIAIS

Quer saber o que tem rolado no Cássia? Ou descobrir qual iniciativa nossa pode te ajudar agora? Talvez encontrar histórias interessantes? Nossas redes são um universo. Descubra, busque ou ofereça acolhimento, compartilhe, interaja, divirta-se e se fortaleça por meio dessa grande rede.
Através da internet conseguimos chegar a mulheres que podem estar bem isoladas ou se sentindo solitárias onde estão. E o grande desafio é fazer com que o sentimento de acolhimento e representatividade chegue no outro lado da tela para que sintam parte de uma comunidade maior.



EVENTOS

Eventos são nossa essência! Foi por meio deles que nascemos e é através deles que conseguimos, de fato, conectar pessoas e propósitos. Cada um com sua particularidade, todos nos fazendo sair mais unidas e fortes.

DEDOS DE CONVERSA

Todo mês trazemos uma ou mais convidadas para falar sobre algo que nos interessa começando com informação de qualidade e terminando em uma rica troca de experiências e sentimentos. Os temas sempre são abordados com tato e delicadeza criando um ambiente de troca e empatia. Já falamos de maternidade lésbica, transexualidade, relacionamentos abusivos, violência contra a mulher, bissexualidade feminina, suicídio na comunidade LGBTI+, gordofobia, saúde da mulher lésbica e bi, entre tantos outros.

IDEIAS E IDEIAS DE MULHERES TRANSFORMADORAS

Tem sapatão e bi mudando o mundo, de mil jeitos. E a gente quer ouvir suas histórias, das dificuldades às superações. Nessas noites intensas, fomentamos o protagonismo feminino e damos voz a mulheres que a sociedade nem sempre está disposta a ouvir.
O objetivo desse evento é gerar representatividade e mostrar que todas nós podemos chegar onde queremos e atingir nossas metas. Já recebemos a banda Mulamba, Claudia Silvano, Monica Benício, Dani Siqueira e muitas outras mulheres de destaque em suas áreas de atuação seja em Curitiba ou no cenário nacional.

TESOURADA

Essa é uma festa voltada para o público de mulheres lésbicas e bissexuais que cada vez acontece em um lugar diferente, com gincanas e brincadeiras para todas se divertirem e poderem ser livremente quem são. Criamos um espaço de total respeito, segurança e conforto para que cada mulher possa se expressar como quiser. É um momento especial para cada uma poder gritar com orgulho que é mulher lésbica ou bissexual para quem quiser ouvir.

Por meio dele, angariamos fundos para viabilizar outras ações do Cássia, além de apoiar outras iniciativas que dialogam com o que defendemos. . Nossa ideia é crescer e levar a tesourada por todo o Brasil!

DEDILHADA

Tem muita mulher maravilhosa fazendo arte pra expressar tudo o que sente. Quer ver? Chega no Dedilhada. É aqui que a gente abre espaço para nossas artistas mostrarem sua músicas, seus escritos, seus desenhos, sua arte. A gente cria aquele ambiente aconchegante e delicado pra trocar. Compartilhamos nossa forma de ver mundo e, claro, nos divertimos demais.

OUTROS EVENTOS

Estamos sempre atentas. Onde tem espaço para aumentar a visibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais, lá estaremos nós. Desde ambientes acadêmicos - compartilhando perspectivas de saúde e direito, a espaços de militância - fortalecendo nossa luta, e esfera política - contribuindo para o debate saudável e influenciando políticas públicas mais inclusivas.
Grande parte desses outros momentos são realizados em parceria com outros grupos, associações, órgãos ou empresas.

PROJETOS

Temos outros projetos alinhados com nossos objetivos que nos fazem chegar mais longe. Alguns deles são viabilizados através das nossas parcerias e alguns ainda estão saindo do forno, sempre para conectar e criar redes.

GRUPO DE ESCUTA TERAPÊUTICA

A escuta terapêutica nasceu com o propósito de construir um espaço de acolhida, troca de experiências e de apoio emocional entre nós. Para nós, estimular a comunicação e a livre expressão de sentimentos no grupo, valorizando a experiência de vida de cada uma das participantes.
O evento ocorre em formato de roda de conversa, sempre com a presença da Psicóloga Patrícia Müller da Costa CRP 08/10042, que atua há mais de 13 anos em Saúde Pública e Psicologia Clínica, tem especialização em Saúde Mental, em Nutrição com ênfase em obesidade e está concluindo a especialização em Sexualidade Humana. E também a co-coordenadora do grupo, a Psicóloga Amanda Galerani Thomaz CRP 08/23211 formada pela Universidade Federal do Paraná em 2015. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e em Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba/Faculdade Pequeno Príncipe.
As reuniões ocorrem quinzenalmente nas noites de terças-feiras na sede do Grupo Dignidade. Quer participar? Envie um e-mail para coletivocassia@gmail.com. As vagas são limitadas.

INDIQUE UMA SAPA

O grupo de facebook Indique uma Sapa foi lançado em agosto de 2017 com o intuito de fomentar a geração de renda das mulheres lésbicas e bissexuais. É um grupo fechado apenas para mulheres lésbicas e bissexuais que pode ser usado para divulgar serviços e produtos, lançar vagas de emprego, publicar anúncios de eventos, solicitar indicações de produtos e serviços e publicar outros conteúdos que estejam de acordo com o objetivo de aumentar a geração de negócios através de rede.
O projeto foi inspirado num grupo de mesmo nome que existe no Rio de Janeiro (RJ) e desde seu lançamento negócios foram fechados, foram postadas mais de 100 vagas de emprego, e muitas mulheres já foram contratadas. Para entrar no grupo, basta enviar a solicitação e responder algumas perguntas.

GRUPO DE ESTUDOS FEMINISTAS

Em parceria com o Clube Lesbos, articulamos um grupo de estudos com o enfoque acadêmico para qualquer pessoa que queira participar. O objetivo dessa ação é compreendermos juntas o histórico do movimento de mulheres para nos apropriarmos da luta que já vem acontecendo há muito tempo e assim podermos no empoderar para seguir na conquista por direitos e igualdade.
As reuniões ocorrem mensalmente e o debate acontece a partir de uma leitura recomendada e divulgada previamente para que todas possam acompanhar o conteúdo e construir o conhecimento em conjunto.
Quer participar? Envie um e-mail para coletivocassia@gmail.com para ter acesso ao grupo em que todas as informações são postadas.

PUTAÇA

Se tem uma coisa que a gente gosta, é de futebol! E pra mostrar como é jogar como uma garota, nasceu a Putaça, um projeto da puta peita, no qual embarcamos junto. Todo ano, apoiamos esse campeonato feminino de futsal amador em que todas as mulheres podem protagonizar o bate bola e torcer para suas jogadoras. O prêmio? Peitos em cerâmica e mamilinhos nas medalhas, todos produzidos pela Julia Lana. Além dos jogos, rola bloca, narração criativa, e, claro, uma boa festa no final. Saiba mais >

IN COMPANY


CONSULTORIA

O Coletivo Cássia acredita que para construir uma sociedade inclusiva em que valores como respeito, empatia e amor sejam colocados em prática é preciso mobilizar todos os atores sociais. Por isso trabalhamos também com consultorias e palestras em empresas e órgãos públicos alinhados com a nossa missão que queiram contribuir efetivamente para a construção de uma cultura mais diversa dentro e fora do ambiente empresarial.
Essas parcerias com empresas visam criar ambientes de trabalho em que as orientações sexuais e as identidades de gênero sejam tratadas com respeito, de forma natural, além de mostrar que a diversidade é amplamente enriquecedora no ambiente profissional. Nossa equipe é diversa e com experiência nos setores público e privado para criar soluções práticas que tragam resultados efetivos no ambiente organizacional de forma a acolher e respeitar as diversidades.
Entre em contato conosco para saber mais >

PALESTRAS

Acreditamos no poder transformador da informação, por isso fazemos palestras com o objetivo de informar a sociedade através de parcerias com o setor público e privado para criarmos juntos uma sociedade mais inclusiva, em que todas as pessoas e principalmente as mulheres, possam assumir suas identidade de gênero e sexualidade sem medo. Nas palestras explicamos as diferenças entre gênero e sexualidade, abordamos o histórico do movimento LGBTI e/ou do movimento feminista, fazemos um panorama do que está em andamento no movimentos e conversamos sobre como quem não está diretamente envolvido nas causas também pode contribuir.
Em um ambiente acolhedor e empático, buscamos mostrar formas de lidar com a diversidade nos diversos ambientes sociais em que estamos inseridos. Criamos um momento de segurança para que todos possam aprender e tirar dúvidas com quem sabe do que está falando!
Entre em contato conosco para saber mais >