Crônicas, contos e poemas

O ENSAIO

Posted on

Elena olhava seu reflexo no espelho enquanto esfregava os olhos com força. Os movimentos deixavam marcas vermelhas em toda a extensão dos seus olhos e bochechas. Ela pegou sua escova de dentes, devagar, como quem havia acabado de acordar. Colocou a pasta dental na escova e levantou o braço na altura da boca. Fez movimentos circulares com a escova, para alcançar todos os dentes. Depois de exatos 2 minutos, cuspiu o conteúdo do creme dental e se olhou no espelho novamente.

Seu rosto já tinha marcas profundas da idade. Os 40 anos a castigava um pouco e ela lembrava de todos os dias que saiu de casa sem passar protetor solar. Eu deveria ter passado protetor todos os dias dos meus 30 aos 40, pensava enquanto penteava os cabelos castanhos. Eles estavam mais curtos que o normal e ela tinha certeza que diriam que seu cabelo de Joãozinho a deixavam muito sapatão.
Continue lendo…

Sem categoria

Mulheres sapabis que fizeram história

Posted on

No dia 28 de junho celebra-se o dia do orgulho LGBTI+. O Coletivo Cássia relembra histórias de mulheres lésbicas e bissexuais, que através de suas trajetórias expressam luta, resistência, amor e orgulho em vivenciarem suas sexualidades.

A breve biografia da vida dessas quatro mulheres sapabis nos remete a importância de valorizarmos a luta das mulheres dentro da comunidade LGBTI+ e de nos orgulharmos por existirem mulheres que nos representam nas mais variadas esferas da vida.

Continue lendo…

É a vez delas

Morrer e viver, repete

Posted on

Tudo começa com um tapa na cara.

E então ainda muito jovem, aos solavancos que a vida dá, Cristina Reis revela seu destino inesperado, desafiador, mas também bonito. Sim, bonito, porque quando a beleza nasce da tristeza, faz-se muito mais bela. E belo também é seu sorriso fácil, sincero. Hoje, aos 46 anos, lésbica, em plena meia-idade, Cristina, nos presenteia com seu seu despojamento, sua facilidade de ser direta, sua beleza pura, sem ou com pouquíssima maquiagem, e claro, sua camisa pólo.

Continue lendo…

Sem categoria

Tempos de incerteza também são tempos de quebra

Posted on

Estrutura social de gênero é o nome chique dado ao sistema desigual no qual a gente vive. Um complexo de relações, hierarquias, poderes, ideologias, hegemonias, processos e burocracias. Um combo de regras traduzidas por meio de cultura, conhecimento e leis que esteiam o status-quo, o qual procura manter seguros os interesses de uma minoria. E  esta, por sua vez – e por óbvio, os retroprotege com unhas e dentes. Sabemos como é sua carinha: patriarcal, cisheteronormativa e capitalista.

Continue lendo…

Saindo do armário

Saindo do Armário | Em busca do pote de ouro

Posted on

Ilustração por @ninazambiassi

Nesse lance de não se encaixar no padrão, vamos buscando outras referências, outras formas de viabilizar nossas existências. Aos poucos vamos tentando entender o que nos faz felizes, já que nem sempre cabemos nas caixinhas que nos colocam desde tão cedo.

Assim vamos quebrando, nos permitindo e entendendo o que estamos realmente buscando nessa vida, até que um dia encontramos! Ou não…

Continue lendo…

Saindo do armário

Saindo do Armário | Tempo, cicatrizes e mãe

Posted on

Ilustração por @ninazambiassi

Famílias várias vezes são uma questão gigantesca na hora da gente sair do armário. São nossa base de amor e morremos de medo de frustrar as pessoas que nos amam. Tem vezes que dão todo o apoio do mundo, tem vezes que viram as costas, de qualquer forma seguimos. Tentando lidar da melhor forma possível com as ações e reações que tanto nos afetam.

Outro ponto crucial somos nós mesmas que por vezes tentamos fingir sentimentos e desejos para nos adequar ao que esperam de nós. Não importa o quanto tentemos nos enganar, quando conseguimos nos desprender dos padrões e finalmente sermos quem somos a liberdade é enorme.

Continue lendo…

Saindo do armário

Saindo do armário | De bela e recatada e do lar a ativista sapatão do Cássia

Posted on

Ilustração por @ninazambiassi

Hoje é uma linda história de família com início em cidade de interior, passando por filhos, descobertas, a clássica distância sapatã, o medo se assumir e com final feliz! (mals pelo spoiler)

Sempre ouvimos que o amor dos pais é incondicional, mas e o dos filhos? Como é a experiência de sair do armário pras pessoas que você educou, formou e ensinou? Vem conhecer mais uma das histórias que estamos reunindo pra vocês verem que os desafios são inúmeros, mas nós estamos juntas. Sempre.

Continue lendo…